Uma das primeiras tarefas ao criar um repositório Git é definir quais arquivos serão ignorados e não estarão sob o controle de versão. Isso é feito através de um arquivo especial, o .gitignore
.
Quem utiliza o GitHub pode contar com uma pequena ajuda, no momento da criação de um repositório, pois o GitHub permite adicionar um gitignore automaticamente. A figura abaixo mostra a inclusão de um gitignore para CommonLisp, no momento da criação de um repositório no GitHub:
Apesar de útil essa funcionalidade do GitHub é limitada: só podemos incluir configurações para uma única linguagem. Se um projeto trabalho com, por exemplo, Lisp, Python e C ao mesmo tempo, o arquivo .gitignore
tem que ser muito mais elaborado para funcionar adequadamente. Isso pode ser feito manualmente, mas existe uma alternativa prática muito eficiente: o site gitignore.io!
Através do gitignore.io é possível criar arquivos .gitignore para várias linguagens simultaneamente. Para Lisp (dialetos Common Lisp e Scheme), Python e C basta fazer:
Depois de clicar em “Create”, seu .gitignore
será exibido no browser e pode ser baixado para uso diretamente.
Além disso, Joe Blau, o manteneder do projeto gitignore.io, disponibilizou o código fonte para consulta, forks e melhorias no próprio GitHub, no repositório https://github.com/toptal/gitignore.io.
É realmente uma ferramenta muito útil!