A versão 2019 do TeX Live foi lançada no final de abril de 2019. Segue aqui um guia rápido visual para a instalação em sistemas operacionais Linux.
A primeira coisa a fazer é download do ISO do TeX Live no site do Grupo de Usuários TeX, em www.tug.org.
Depois, como usuário root, monte a ISO em algum diretório vazio, como o /mnt:
# mount texlive2019-20190410.iso /mnt/ mount: /dev/loop0 is write-protected, mounting read-only
Vá para o diretório e execute, como root, o instalador gráfico:
# cd /mnt # ./install-tl -gui
Você verá a seguinte tela:

Clique no botão “Advanced”. Você verá o seguinte:

Se você desejam criar links simbólicos para os executáveis do TeX nos diretórios padronizados do Linux, selecione a opção “Create symlinks in standard directories”. Você pode ajustar esses diretórios clicando no botão “Specify directories”. Nesse caso você verá a seguinte tela:

PARA USUÁRIOS AVANÇADOS: se você utiliza diferentes versões do TeX Live (por exemplo: 2016, 2017, 2018, 2019), talvez seja melhor não criar os links simbólicos e chamar a versão desejada a cada vez que você precisar. Caso contrário, crie os links simbólicos e use a versão 2019 por padrão mesmo.
Basta clicar no botão “Install” e esperar a instalação (demora de 10 a 25 minutos, dependendo de seu computador, não se preocupe):

Como último ajuste, adicione o diretório com os executáveis do TeX em sua variável PATH, o diretório com as manpages do TeX em sua variável MANPATH, e o diretório com as infopages do TeX em sua variável INFOPATH. Você pode fazer isso no arquivo .bashrc ou .bash_profile, dependendo de sua distribuição Linux:
export PATH="/usr/local/texlive/2019/bin/x86_64-linux:$PATH" export MANPATH="/usr/local/texlive/2019/texmf-dist/doc/man:$MANPATH" export INFOPATH="/usr/local/texlive/2019/texmf-dist/doc/info:$INFOPATH"
Ao terminar, a própria janela de instalação do TeX Live lembrará a você de fazer os ajustes nas variáveis de ambiente acima:

Por fim, como root, saia do diretório e desmonte a ISO do TeX Live:
# cd /root # umount /mnt
Abra um terminal e verifique, como o comando “pdflatex –version“, se a versão instalada (e acessível) é realmente a TeX Live 2019:

Pronto! Agora é só usar o TeX/LaTeX para suas publicações!