A ilustração abaixo retrata dois erros inacreditáveis de matemática que, infelizmente, foram cometidos por alunos da graduação em Ciência da Comutação há alguns dias, na monitoria de Álgebra Linear:
Casos isolados? Não sei dizer ao certo mas sei, com certeza, que um número grande de alunos egressos do ensino médio não têm a menor base para encarar uma disciplina de cálculo, álgebra linear, estatística ou outra qualquer. E isso tratando-se apenas de álgebra… se incluirmos trigonometria então, a coisa fica feia… Sem contar a pura incapacidade de compreensão de textos desses alunos egressos do ensino médio…
Enfim: a situação é desesperadora!
Não sei, nem pretendo sugerir, como resolver o problema no ensino médio. Mas no nível superior algumas alternativas são possíveis:
- “Abaixar o nível”: típico caso no qual o remédio causa mais danos do que benefícios;
- “Manter o nível”: e reprovar sistematicamente os alunos que não alcançarem o mínimo desejado;
- “Aulas de recuperação”: antes das matérias mais intensivas em matemática, os alunos precisariam ser aprovados em uma matéria de revisão de matemática do ensino médio (antes de cálculo, seria necessário um curso de pré-cálculo, por exemplo).
Eu, particularmente, adotaria as opções B e C. Alguma outra sugestão?
Eu adotaria a opção C para amenizar a situação atual, pois os alunos não são culpados desta situação, considerando que o tema é muito complexo e depende de muitas situações de cunho social e econômico, propondo pesquisas no sentido de melhorar o ensino da matemática no ensino médio, de modo a alcançar as classes com menos poder aquisitivo na sociedade.
Resolva logo o seu problema da “Ciência da COMUTAÇÃO” e depois focaremos no Ensino Médio.
Interessante você perder tempo debochando de um simples erro de digitação. Tem alguma proposta ou idéia para o problema que é, de fato, importante, a baixa qualidade do ensino médio no Brasil? Eu não tenho essa resposta mas, pelo menos, estou preocupado e tentando encontrar uma solução…